Um parque municipal para Magé?

Por que não pensar numa grande área verde preservada, com caminhos internos por onde se pode andar tranqüilo, em meio às árvores e flores, surpreendendo-se com o vôo inesperado de um pássaro ou a disparada de um pequeno animal?

Área disponível não falta. O que talvez falte é a consciência de que um parque natural é um valor, um bem que está fora do mercado, mas que é fundamental para o equilíbrio  de nosso território e o bem estar de nossa vida coletiva.

Os governantes alegam falta de recursos para desapropriação. Mas se atentarmos bem grande parte do município é área de ocupação ou com titulação duvidosa.

Tomemos a região entre a foz do rio Suruí e do rio Iriri. Há gente que tem direito por transferência, por usucapião ou por titulação pelo INCRA. Essas áreas eram em sua maioria de donatários do tempo da colônia ou de propriedade da igreja católica ou de ordens religiosas.

Diante da precariedade jurídica de tais propriedades a negociação torna-se mais fácil e a destinação da área para fins de preservação induz os moradores a serem mais cooperativos. Sem vontade política não se avança.

Por que estaria escrevendo isto? Porque antevejo que com o Comperj a região dos fundos da Baía de Guanabara vai sofrer um adensamento populacional nunca antes visto e um impacto ambiental negativo por causa das atividades industriais e comerciais decorrentes.

Pense somente o que pode significar o arco rodoviário que vai ligar Itaboraí a Itaguaí. Pense em todas as atividades industriais, comerciais e de serviços que se desenvolverão ao longo da rodovia. Pense na movimentação de cargas e de pessoas.

É bom começar a planejar que território queremos deixar para os que vierem depois de nós.

Waldemar Boff

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: